Indexação de conteúdos e sua influência na qualidade da busca e SEO do site

Keywords da matéria, a partir da ferramenta Wordle



Cada vez mais, a clareza e organização das documentações são importantes para um bom Arquiteto da Informação.

Mais do que a construção de um protótipo bem feito, é necessário documentar como se organiza a estrutura por traz das telas. E, com a cultura do hiperlink, é impensável criar um site sem considerar tags ou assuntos relacionados, mesmo que não façam parte do front-end. Portanto, a forma como deve ser feita a indexação de conteúdo é decisiva na hora de apresentar uma busca eficiente e conteúdos que realmente façam sentido com o que você está oferecendo.

A premissa básica é definir hierarquias aos agrupamentos de palavras-chave. Ou seja, quais seriam os grupos de palavras-chave que não podem faltar ao indexar um conteúdo, e quais seriam os grupos de keywords que poderiam ser complementares?

Para facilitar a sua gestão de acompanhamento do projeto, insira campos de preenchimento no seu site Administrativo. Vai facilitar a vida de quem vai inserir o conteúdo e garantir que o processo que você imaginou seja realmente implementado.

E, se caso o seu Administrador de conteúdo não seja um Redator com experiência em textos, semântica e construção de conteúdo, as keywords já devem vir definidas em laudas por ele, o Redator. Cabe a você montar um modelo padrão de inserção de conteúdo para ele. Daí a importância de um Arquiteto da Informação ter uma boa experiência em Editoração.

Mas como escolher esse grupo de palavras-chave prioritárias? Olhando para a própria categorização que você criou.

Para facilitar, aqui estão alguns exemplos de keywords que devem ser prioritárias:
  1. Nome da categoria a que o texto pertence.
  2. Tipo de conteúdo.
  3. Palavra(s) -chave que melhor define o contexto do conteúdo.
  4. Palavra(s)-chave que melhor define o contexto de uso do conteúdo.
Então, dê sequência com as keywords complementares.

Agora, quando o assunto é assunto relacionado, você deve dizer qual vai ser a regra: dentre as keywords prioritárias, quais grupos convergem o conteúdo em assunto relacionado.

Essa dica, serve não somente pra quem trabalha com Arquitetura da Informação, mas também para quem tem um blog e quer saber como melhorar a busca dos seus próprios conteúdos, organizando ainda melhor a sua base de arquivos no sistema. O que melhora com isso, até o SEO do site.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curso rápido ou Pós-graduação em Arquitetura da Informação?

Quer saber porque fazer os workshops do UXConf BR? A gente ajudou você.

Interaction Design: interação fora das telas | 1a parte