O IxDSA 2011 representa um momento de inovação tecnológica no Brasil.



Com sistemas mais complexos, clientes mais exigentes e tecnologia capaz de mover um prédio ou uma pena, trabalhar com desenvolvimento direto na produção é um risco que as empresas de inovação e comunicação não querem mais assumir. E o IxDSA 2011, que acontece de 1 a 3 de dezembro, representa esse momento escolhendo o Brasil como sede da América do Sul para representar um dos eventos de maior expressividade no cenário de tecnologia e inovação.

Os encontros são idealizados pela IxDA (http://www.ixda.org/), associação global, dedicada à prática do design de interação. O primeiro deles aconteceu em 2008, nos Estado Unidos. Logo no ano seguinte já veio para o Brasil e São Paulo foi a primeira capital a receber o evento, seguindo em Curitiba, agora, em Belo Horizonte na versão mais robusta, comparado aos eventos do IxDA na Europa e Estados Unidos.

A programação traz Jon Kolko, fundador e diretor do Austin Center for Design, Mike Kuniavsky, um dos precursores do assunto, autor dos livros “Observing the User Experience”, “Smart Things”e Co-fundador da Adaptive Path, ThingM e Crowdlight; Brian Rink especialista em fatores humanos da IDEO; Chole Gottlieb, Diretora Executiva de Criação e Design de Interação na R/GA, além de representantes da Microsoft, Netflix, C.E.S.A.R, Google e outros importantes profissionais brasileiros com todas as credenciais para estarem ao lado de grandes nomes internacionais.

O IxDSA 2011 traz os princípios de transformação tecnológica economicamente viável e sustentável. É dentro desse clima que foi lançado o Design Challenge. Neste desafio, você e 5 amigos participam criando uma solução social importante para sua cidade. Vocês podem enviar quantas ideias quiserem. E não é preciso se inscrever no evento para participar. Interessou? Corre lá para ver os detalhes, porque as inscrições se encerram dia 5 de novembro.

O modelo de envolvimento e participação do IxDSA 2011 é bem rico e interessante: você pode assistir palestras, se especializar escolhendo um workshop e ainda buscar inspiração, visitando instalações interativas.

Esse ano, o conteúdo está bem equivalente aos principais congressos mundiais do campo do Design com foco da Experiência do Usuário, disciplina ainda pouco conhecida pelo grande público, mas que está sendo absorvida em empresas que trabalham com inovação como exemplos, agências de comunicação, start-ups, bancos, e-commerces e moblile services.

E se você que quer se aprofundar nesse assunto, é importante chegar no IxDSA 2011 com pelo menos 2 mitos esclarecidos:

1: A Internet não é um meio de comunicação como um Rádio ou TV. É a forma de trafegar dados promovendo a interação, seja usando um tênis, um caminhão, uma geladeira ou um projeto experimental por meio de sistemas web.

2: O Design não é só “a parte colorida dos produtos/serviços”, a concepção do protótipo e wireframe são um dos processos do design assim como planejar, pesquisar e testar. Porém, em cada parte do processo, é envolvido um grupo de profissionais diferentes do campo de user experiences.

Nesse grupo, incluem os User Experiences Specialists, Arquitetos da Informação e Interaction Designers e especialistas em HCI. Todos eles trabalham a concepção de design de produtos/serviços e o controle de riscos (testes, pesquisas) com foco no usuário respondendo ao modelo de negócio de seus clientes. Eles tem a capilaridade como premissa básica da especialização profissional. Essa visão multidisciplinar de conhecimentos é que trazem os critérios para as tomadas de decisões e a capacidade de se adaptar ou transformar metodologias aplicadas à melhoria da experiência de pessoas, entre pessoas, produtos, serviços ou empresas, seja qual for a tecnologia.

Por isso é comum vermos Publicitários, Jornalistas, Biblioteconomistas, Engenheiros, Programadores, Psicólogos, Sociólogos, Graphic Designers entre outros profissionais de ciências humanas e exatas se especializando em disciplinas do campo da experiência do usuário. E como o mercado de trabalho está amadurecendo estes conceitos, os especialistas multidisciplinares optam pela nomenclatura que mais se adequa aos seus principais skills e objetivos de carreira. Daí vem tantos nomes e siglas UID, UXD, UX Researcher, UX Strategist, HCI e o Interaction Designer, cada um com uma especialidade diferente e uma responsabilidade diferente sobre a etapa de design.

Você é um curioso ou se encaixa em um destes cenários? Então o IxDSA 2011 é ideal para ampliar seus conhecimentos. Quem acabou participar do EBAI 2011, acredito que o IxDSA 2011 será uma boa forma de complementar suas informações. Isso porque é o primeiro congresso que traz o maior número de especialistas internacionais, acadêmicos e do mercado de trabalho, sem sair do Brasil.

Agora, se está em seus planos viajar o ano que vem e aproveitar também uma experiência no exterior, coloco aqui 10 indicações complementando a lista de Silvia Melo e colaboração de Michelli Yaeko Sasaki para você ir se preparando.

1. http://uxweek.com/2011/
2. http://aneventapart.com/events/
3. http://futureofwebdesign.com/new-york-2011/
4. http://sxsw.com/
5. http://www.ux-lx.com/
6. http://www.ixda.org/conference
7. http://www.mobileworldcongress.com/
8. http://2012.iasummit.org/
9. http://www.hotmobile.org/2012/
10. http://www.usabilityprofessionals.org/conference/index.html

Nos vemos no IxDSA 2011, Até lá!

Mais info:
Site: Interaction South America 2011
Quando? 1, 2 e 3 de Dezembro - Belo Horizonte
Mapa: UNI-BH - Campus Antônio Carlos - R. Diamantina, 463 / Bairro Lagoinha
E-mail: contato@ixdabh.org

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curso rápido ou Pós-graduação em Arquitetura da Informação?

Quer saber porque fazer os workshops do UXConf BR? A gente ajudou você.

Blockchain e Bitcoin_interpretação para #newbie