Um dia na Internet e um cenário de 2 anos de comportamento web

Em 2010, a consultoria Jess3, especializado em infográficos, criou esse video sobre a projeção do crescimento da web


E hoje, recebi do meu amigo Jen R. um relatório sobre "1 dia na internet", o que considero como uma projeção de 2012 feita pelo instituto educacional MBAonline,
A Day in the Internet
Created by: MBAOnline.com


Eu comparei alguns dados dos 2 relatórios e pude observar que:


CONCLUSÃO
1] Em relação à queda de envio de e-mails
Já se sebe que o usuário de internet e mobile tem uma preferência por mensagens instantâneas. Com uso das mensagens via Facebook, aplicativos mobile como Voxer e WhatsApp, e planos das operadoras de telefone com preços bem mais acessíveis (até de graça)para mensagens instantâneas, é natural que o e-mail seja cada vez menos usado.

2] Em relação a queda de upload de fotos no Facebook
Em 2009/2010, não haviam tantos aplicativos que integram as contas do Facebook. E mesmo que já houvessem, países como o Brasil começaram o uso contínuo de smartphones em 2010/2011. E as fotos que antes eram postadas direto no Facebook, agora são armazenadas nos servidores destes aplicativos, como o caso do popular Instagram

Veja como o comportamento de aplicativos, nem aparece no relatório de Jess3. E também não aparece Netflix. O que mostra a força destes universos no dia a dia dos usuários do mundo.

Na minha opinião, cada vez mais vão aparecer dados que diminuem o tempo de acesso direto em grandes redes sociais como Twitter e Facebook, mesmo que aumentem o número de novas contas por dia. Não porque as pessoas estão deixando de estar presentes nestas redes sociais, mas é que elas estão cada vez mais inclusas no mundo de serviços dos aplicativos via smartphones e smartTVs, ficando com as grandes redes sociais a tarefa de informar a rede de amigos para a manutenção do capital social.

Mais sobre o esse comportamento neste artigo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curso rápido ou Pós-graduação em Arquitetura da Informação?

Quer saber porque fazer os workshops do UXConf BR? A gente ajudou você.

Blockchain e Bitcoin_interpretação para #newbie