Empreendedorismo na web é uma questão de negócios e pessoas



 (vine.co)

O que me chamou atenção para escrever esse post, foram vários pontos e momentos importantes em contato com o universo de empreendedorismo e inovação.
Estive em Austin esse ano no SXSW, um evento que fala de inovação, nos pontos de Música, Interatividade e Filmes.  Lá, tem uma area fechada para ‘start-ups’, onde empreendedores do universo digital podem mostrar seus produtos para investidores, curiosos ou interessados em colaborar de alguma forma.
No salão das start-ups, fiquei supresa com a quantidade de empresas buscando  ser a próxima tecnologia que poderia revolucionar o comportamento social.
Já temos textos interativos com os Apps de Chat do Facebook e Whatsupp, temos fotos interativas com Instagram e agora, a disputa pelo próximo ‘Instagram dos vídeos’.
Todos, com histórias e propostas diferentes, mas convergentes em descobrir uma ‘alavanca’ tecnologica que ainda não tem seu caminho trilhado: o universo interativo dos videos.
Quem vai vencer essa corrida? Aquele que entender melhor o contexto de convivência entre videos como resposta da necessidade das pessoas.
O mais importante no momento de empreender usando recursos interativos, não é a tecnologia, mas a forma como as pessoas poderiam lidar com ela.
E para você que quer empreender na web, tem dois caminhos determinantes que recomendo:  um deles é  compreender o universo interativo para concepção de produtos inteligentes, outro, é compreender o universo dos negócios.
Para os dois caminhos, tenho dicas de como começar.
1. Entenda de pessoas e crie produtos interativos para elas
Em novembro, começa o ISA 2013 _ Interaction South América 2013, um evendo to IxDA que esse ano, tem sua sede em Recife. A cidade que já é um polo de inovação, agora traz relevância ao Design de Interação: uma das disciplinas  principais para  quem quer construir ferramentas inteligentes, com foco em pessoas.
“PROGRAMAÇÃO: acontece nos 13 e 14 de novembro, no bairro do Recife no “Distrito da Interação”, onde serão realizadas 50 apresentações de artigos acadêmicos, 30 apresentações de cases de mercado, lightning talks, mesas redondas e 12 workshops, incluindo 2 ministrados pelo Instituto Nokia de Tecnologia (INdT).
PALESTRAS: Formada por grandes autoridades mundiais nos campos de design, tecnologia e indústria criativa, a programação de palestras acontece no Teatro Guararapes do Centro de Convenções de Pernambuco, nos dias 15 e 16 de novembro. Para compor a grade, a organização do ISA 2013 convocou 14 palestrantes de sete países diferentes: Estados Unidos, Holanda, Aústria, Portugal, Argentina, Brasil e México.”
2. Entenda de negócios e crie produtos que sustente você
E para entender de negócios, tem o PEC de Empreendedorismo e Criação de Novos Negócios da FGV/SP que oferece uma grade completa para colocar em prática suas ideias, sem perder o foco do negócio.
“Público Alvo: 
O curso se destina tanto a profissionais que desejam empreender um negócio em um futuro próximo como a empreendedores que planejam expandir seus negócios.
Objetivo: 
Fornecer aos participantes uma visão abrangente sobre o empreendedorismo, dotando-os de instrumentos e técnicas para planejar, desenvolver e avaliar novos negócios. Ao longo do curso, o aluno trabalhará na elaboração de um business plan (plano de negócio) de um negócio de sua livre escolha. “
Nas duas dicas, tenho propriedade na recomendação. O ISA eu acompanho desde os primeiros eventos no Brasil e pude ver a evolução que ele se tornou. Sou editora colaboradora, desde 2011 e esse ano, mais uma vez! Portanto, fique atento aos próximos posts sobre o universo de User Experience, Interaction Design, Arquitetura da Informação, Service Design, Design Thinking entre outros conceitos
E sobre o PEC da FGV estou experimentando: fui eleita uma das 10.000 mulheres empreendedoras do Brasil pela FGV e Goldman Sachs junto ao “Programa 10.000 Mulheres”. As aulas e professores não são exatamente os mesmos do PEC recomendado, mas o objetivo é o mesmo.
Informações citadas:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curso rápido ou Pós-graduação em Arquitetura da Informação?

Quer saber porque fazer os workshops do UXConf BR? A gente ajudou você.

Blockchain e Bitcoin_interpretação para #newbie