Processos de descoberta e testes de UX ou Focus Group, como assim?


Hoje recebi a seguinte dúvida: como identificar se devo iniciar um processo de pesquisa com Experiência do Usuário, ou Focus Group?

R: UX é um processo que tem foco em compreender as pessoas para realizar projetos interativos. Nesse processo, podemos realizar Entrevista de Profundidade ou o Focus Group, entre outros métodos como Imersão por exemplo.

O termo UX veio de alguns evangelistas de IHC, onde a tecnologia se coloca a serviço das pessoas. Agora ganhou força com metologias de Service Design, para representar resultados de negócio.

A Entrevista de Profundidade, é uma descoberta mais profunda do comportamento de um individuo que representa um grupo. 

O Focus Group assim como a Entrevista de Profundidade, são usados para obter resultados qualitativos. 

Os objetivos entre eles são diferentes.

No Focus Group, o envolvimento do Moderador com o Entrevistado é uma dinâmica em grupo: não é tão profundo no comportamento do indivíduo que representa esse grupo.

Também usamos Entrevistas de Profundidade para validar opinião de um grupo, mas a abordagem é mais profunda no comportamento do indivíduo.

Eu, por experiência em dinâmicas com adultos, muitas vezes prefiro a Entrevista de Profundidade ao Focus Group porque estas pessoas em um Focus Group, muitas vezes 'mentem' ou 'ficam inibidas' de expor sua opinião para um grupo desconhecido. 

Eu prefiro uma abordagem mais profunda com o indivíduo, pois geralmente consigo uma troca mais rica, uma destas formas é a Entrevista de Profundidade. 

O que não impede que a gente realize uma Focus Group, se o objetivo de relatório desejado seja relacionado à um comportamento mais amplo.

Tudo depende do perfil dos entrevistados, da necessidade do cliente, e do investimento disponível.
Seria muito legal compartilhar com vocês algumas metodologias e opiniões. 
Espero comentários!!

Abs, Melina

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curso rápido ou Pós-graduação em Arquitetura da Informação?

Quer saber porque fazer os workshops do UXConf BR? A gente ajudou você.

Interaction Design: interação fora das telas | 1a parte