Empreendedorismo e Liderança centrada em pessoas para o mês das mulheres.




Nesses quase 8 anos empreendendo, compartilho como percebi que meu negócio estava diretamente ligado a cultura de trabalho colaborativa, antes mesmo da tag Coworking ou Economia Colaborativa se popularizar. 

E trabalhar UX segundo minha perspectiva em 2010/11, era mais do que inteligência de interface, mas acima de tudo inteligência de projetos centrados em usuários, que se popularizou em 2013 fortemente com Design Thinking e Design Sprint. 

A cultura de UX na verdade sai dessas características de projeto, e assume cada vez mais as camadas mais hierárquicas de liderança, participando dos modelos de estrutura, cultura organizacional e econômica como Behavior Economics, Gestão Horizontal e Economia Colaborativa. 

Assumir um papel de liderança dentro de uma cultura organizacional em inovação tem tudo a ver com UX. Nesse papo, não só para as mulheres, também retrato experiência pessoal em fazer parte de um número pequeno de mulheres líderes, por ser empreendedora, e que trabalha com setor financeiro, e de TI, ainda extremamente masculino e dividi com as pessoas, dores e ganhos dessa jornada.

E daí o insight que coloca DUXcoworkers como prova de como isso funciona na prática - a cultura colaborativa é mais próxima das mulheres, que se tornam líderes e empreendedoras na tentativa de adaptação ao modelo hierárquico atual e equilíbrio de gestão de tempo entre vida pessoal e trabalho. Para isso, as mulheres estudam e se preparam melhor que os homens, inclusive tecnicamente. Essa é a nossa rotina, a realidade da rede DUXcoworkers. E está exposta em pesquisas públicas, elas mostram isso. Mas a interpretação dos dados não é clara. A maneira como as informações são interpretadas nas ultimas estatísticas reflete uma análise distante da liderança empreendedora feminina. Portanto, neste ponto mostro como UX deve participar também da interpretação inteligente dos dados. 

Para quem se interessou em conhecer mais a DUXcoworkers, ou deseja bater um papo, manda e-mail pra mim em melina@duxcoworkers.com  Abs!



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curso rápido ou Pós-graduação em Arquitetura da Informação?

Blockchain e Bitcoin_interpretação para #newbie